O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente aos 67 anos. A informação foi confirmada por ao menos cinco auxiliares e aliados do presidente.
Messias, de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e ministra a AGU desde janeiro de 2023. Antes disso, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência durante o governo Dilma Rousseff. Caso aprovado, poderá permanecer no STF pelos próximos 30 anos.
A expectativa é que Lula anuncie oficialmente a indicação em breve. Após o anúncio, Messias passará por sabatina no Senado, que decidirá sobre sua nomeação. Entre os candidatos à vaga, ele era considerado o mais próximo do presidente e contava com apoio de lideranças do PT.
Apesar das confirmações de auxiliares, Messias declarou que “não fui convidado para nada. Isso não passa de especulação”. A Secretaria de Imprensa do Planalto afirmou que não comenta sobre indicações ao STF e que não há anúncio previsto para esta quinta-feira (16).
Comentários