A cantora Anitta fez um pedido público, nesta terça-feira (14), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para a vaga de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal).

O magistrado anunciou sua aposentadoria antecipada na última quinta-feira (9) e vai deixar oficialmente a Suprema Corte a partir do dia 18 de outubro.
Em sua conta na rede social Instagram, a artista escreveu que “existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país onde a maioria da população é mulher”, e que o apelo era compartilhado “com toda esperança”.
A corte, que tem 134 anos de história, teve apenas três ministras entre 172 magistrados, sendo elas: Ellen Gracie, indicada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2000 e aposentada em 2011; Rosa Weber, indicada por Dilma Rousseff (PT) em 2011 e aposentada em 2023; e Cármen Lúcia, atual ministra, indicada por Lula em 2006.
Após anunciar a aposentadoria do cargo, Barroso também afirmou ser um “defensor de mais mulheres nos tribunais superiores como uma regra geral”.
Anitta manda recado para Lula e pede indicação de uma mulher para a vaga de Barroso, no STF:https://t.co/Ksl3qtf2W2 pic.twitter.com/wBxtll135R
— QB News (@qbnewsoficial) October 16, 2025
Comentários