O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil não possui desavenças com Israel, mas sim com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A declaração foi feita em Roma, durante entrevista coletiva no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO.
“O Brasil não tem problema com Israel, o problema é com Netanyahu. Quando ele não for mais governo, as relações voltarão ao normal”, disse o presidente.
Lula também comentou o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos. O petista elogiou a atuação do presidente americano Donald Trump na negociação e afirmou que o entendimento representa um passo importante rumo à estabilidade na região.
“É um começo promissor. Espero que agora se busque uma paz definitiva. Finalmente parece que há uma saída para o conflito entre israelenses e palestinos”, afirmou.
O presidente destacou que o momento é “importante para a humanidade” e demonstrou esperança de que israelenses e palestinos possam conviver em harmonia. Ele ainda defendeu o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, afirmando que o conflito “já cansou todo mundo”.
Comentários