A rotina intensa de quem trabalha nas ruas exige pausas seguras e adequadas. Pensando nisso, Belém inaugurou, nesta segunda-feira (6), o primeiro ponto de apoio sustentável para entregadores da capital paraense, localizado na rua Diogo Móia, 285, no bairro Umarizal.
O espaço foi projetado para oferecer conforto e bem-estar aos profissionais que percorrem longas distâncias diariamente sob o calor da cidade. O local conta com copa equipada com pia, micro-ondas, geladeira e bebedouro, além de área de descanso, TV, banheiros, espaço para refeições e recarga de celular. A ambientação também valoriza a cultura local, com peças produzidas por artesãos paraenses.
Estrutura sustentável e pioneira
O ponto de apoio é o primeiro da rede com projeto sustentável, utilizando iluminação e ventilação naturais, móveis de madeira de reflorestamento, coleta seletiva de resíduos e paisagismo com plantas naturais.
Durante a inauguração, Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood, destacou que o espaço vai além de uma simples área de pausa:
“Um ponto de apoio não é apenas um lugar para descansar, mas de reconexão, que torna as cidades melhores e as ruas mais seguras. Aqui buscamos valorizar tanto o ser humano quanto o meio ambiente, com soluções sustentáveis e elementos da cultura local”, disse a executiva.
Ela também ressaltou que a abertura, dias antes da COP30, simboliza um marco para o Norte do país:
“Belém passa a ser referência nacional em infraestrutura sustentável voltada aos trabalhadores que mantêm a cidade em movimento. Tudo foi adquirido de artesãos locais, fortalecendo também a economia da região”.
Projeto nacional
O iFood foi uma das primeiras empresas a implementar pontos de apoio para entregadores no Brasil. Atualmente, milhares de profissionais utilizam mensalmente esses espaços em diferentes cidades.
De acordo com um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o ecossistema do iFood movimentou R$ 925 milhões no PIB do Pará em 2024, alta de 31,8% em relação ao ano anterior, e contribuiu para a criação de mais de 22 mil postos de trabalho no estado.
Comentários