Na manhã desta segunda-feira (22), viaturas das Polícias Civil e Militar foram deslocadas para o município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, diante da iminência de novos protestos da população local. A mobilização é motivada pela insatisfação com o monopólio da empresa Henvil Transportes, responsável pela operação exclusiva da linha de balsas entre Icoaraci e Foz do Rio Camará.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram viaturas embarcando nas próprias balsas da Henvil, fato que ampliou o clima de desconfiança e revolta entre os moradores. O envio das forças de segurança gerou receio de um novo confronto, a exemplo do que ocorreu em março deste ano. Na ocasião, manifestantes chegaram a bloquear a rodovia PA-154, em diversos pontos, em protesto contra um aumento de aproximadamente 30% nas tarifas da balsa.
Após a forte pressão popular, o reajuste foi parcialmente revogado para 10%, acompanhado da promessa de realização de uma licitação que permitiria a entrada de novas empresas no transporte e encerraria o monopólio. Entretanto, até agora, o processo não saiu do papel.
Comentários