O O ator Wagner Moura declarou, em entrevista à BBC News, que acredita que o Brasil vive um momento de orgulho político e que estaria se tornando um exemplo mundial de democracia. A fala, vista por muitos como polêmica, se refere ao funcionamento das instituições brasileiras e ao papel do Supremo Tribunal Federal (STF) nos julgamentos relacionados a ataques contra a democracia.
Segundo Moura, essa atuação teria despertado até mesmo “quase inveja” em setores da sociedade americana, onde ele afirma ter percebido admiração pelo Brasil. “Estamos vendo as instituições funcionando, vendo um crime contra a democracia ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal”, disse o ator.
Moura acrescentou ainda que divide esse sentimento com o cineasta Kleber Mendonça Filho, destacando que ambos estariam orgulhosos do atual cenário político brasileiro.
Para o ator, o país estaria dando “uma aula de democracia” ao mundo. “Não pelo que acontece lá fora, mas pelo que acontece aqui. O Brasil se tornou um exemplo de democracia para o mundo, sobretudo para os Estados Unidos”, concluiu.
Comentários