A polêmica envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e as denúncias feitas pelo ex-assessor Eduardo Tagliaferro continua gerando repercussão no cenário político. As declarações foram dadas por Tagliaferro durante audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, nesta terça-feira (2), quando ele acusou Moraes de fraude em relatórios utilizados para justificar operações contra empresários em 2022.
Em nota divulgada na quarta-feira (3), Moraes rejeitou as acusações e afirmou que os documentos citados por Tagliaferro seguiram os trâmites legais. Segundo o ministro, os relatórios produzidos nos inquéritos das chamadas Fake News e milícias digitais apenas descreviam “postagens ilícitas realizadas nas redes sociais, de maneira objetiva, por estarem diretamente ligadas às investigações”.
O comunicado ressalta que “todos os procedimentos foram oficiais, regulares e contaram com integral participação da Procuradoria-Geral da República (PGR)”, estando devidamente documentados nos autos.
Sobre a Petição nº 10.543, que investiga possível financiamento de notícias fraudulentas e ataques às instituições, a assessoria de Moraes afirmou que o rito também foi legal.
“Após decisão do ministro relator, em 19 de agosto, foi solicitado relatório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi juntado aos autos no dia 29 de agosto, tendo sido dada vista imediata às partes. O recurso da PGR não foi conhecido pelo STF, em 9 de setembro. Tudo regular e oficialmente nos autos”, diz a nota.
Oposição levanta dúvidas e fala em “confissão de culpa”
Mesmo com a manifestação oficial do ministro, setores da oposição interpretaram a nota como omissa. O vereador Oseias Varão (PL-GO) publicou um vídeo nesta quinta-feira (4) nas redes sociais questionando:
“Em nota oficial, Alexandre de Moraes não negou de maneira objetiva as acusações feitas pelo seu ex-assessor. Seria isso uma confissão de culpa?”
Outros políticos alinhados à oposição também reforçaram a narrativa, afirmando que Moraes precisa dar explicações detalhadas sobre as denúncias apresentadas por Tagliaferro.
Moraes rebate acusações de Tagliaferro. Oposição fala em “confissão de culpa”:https://t.co/bG3eSuvqZB pic.twitter.com/2WGn6ixYll
— QB News (@qbnewsoficial) September 4, 2025
Comentários