Enrique de Abreu Lewandowski, filho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aparece como advogado da empresa Terra Nova Trading, investigada por envolvimento em um esquema bilionário de fraudes ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
As apurações conduzidas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), Polícia Federal (PF) e Receita Federal revelaram conexões entre a facção criminosa, o setor de combustíveis e instituições financeiras. As descobertas vieram à tona durante a Operação Carbono Oculto.
Segundo relatórios da PF, a Terra Nova Trading foi utilizada para simular créditos tributários, manipular preços em transações e lavar dinheiro de origem criminosa. O empresário Mohamad Hussein Mourad, apontado como operador central do esquema, teria usado a companhia para importar nafta com alíquota reduzida, driblando impostos e gerando vantagens ilegais no mercado de combustíveis.
Enrique Lewandowski figura como advogado da empresa em processos que tramitam no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em ação tributária com andamento registrado em 2019, e também no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em processo datado de 2021, onde ainda consta como representante legal.
Comentários