Durante debate sobre migração na Câmara de Joinville, na segunda-feira (25), o vereador Mateus Batista (União Brasil) se referiu ao estado do Pará como “um lixo” ao comentar o aumento de pessoas vindas de outras regiões. A fala foi criticada por parlamentares e internautas, que a classificaram como preconceituosa.
Essa não é a primeira vez que o vereador se envolve em polêmicas envolvendo discursos sobre migração. Recentemente, ele afirmou que “Santa Catarina pode virar um grande favelão” caso o fluxo migratório de pessoas do Norte e Nordeste não seja “controlado”.
Os dados do Censo 2022 do IBGE apontam que Joinville, maior cidade de Santa Catarina, tem 29,9% da população composta por pessoas nascidas fora do estado, cerca de 185 mil moradores. Os principais estados de origem são Paraná (11,7%), São Paulo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,2%). O Pará aparece com 2,0% do total.
O dado sobre os migrantes do Pará, embora tenha crescido proporcionalmente em relação a 2010, continua representando uma fatia pequena do total. Em números absolutos, são cerca de 12,1 mil paraenses entre os mais de 616 mil habitantes de Joinville.
‘Estado do Pará é um lix0’: fala de vereador de Joinville sobre migrantes gera indignação nas redes sociais:https://t.co/wPqkXGNM5Y pic.twitter.com/ubRzZn7niv
— QB News (@qbnewsoficial) August 27, 2025
Comentários