Os Estados Unidos ordenaram o envio de forças aéreas e navais para o Mar do Caribe Meridional com o objetivo de enfrentar cartéis de drogas latino-americanos classificados como organizações narcoterroristas. A informação foi confirmada por duas fontes à agência Reuters nesta quinta-feira (14).
Segundo uma das fontes, a ação “visa lidar com ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de organizações narcoterroristas especialmente designadas na região”. Embora detalhes da operação não tenham sido divulgados, já havia a intenção do presidente Donald Trump de empregar as Forças Armadas no combate a quadrilhas de traficantes reconhecidas como organizações terroristas globais.
A repressão aos cartéis integra a política de segurança do governo americano, que busca também reforçar o controle da imigração e proteger a fronteira com o México. Nos últimos meses, o país já havia enviado navios de guerra para operações de segurança de fronteira e combate ao tráfico.
Entre as organizações enquadradas como terroristas estão o Cartel de Sinaloa, do México, e o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua. As Forças Armadas dos EUA também intensificaram a vigilância aérea sobre cartéis mexicanos para coletar informações estratégicas. Trump, inclusive, já havia oferecido enviar tropas ao México para ajudar no combate ao narcotráfico, proposta rejeitada pelo governo mexicano.
Comentários