O golpe do tipo “Boa Noite, Cinderela” contra dois turistas britânicos na última semana no Rio de Janeiro está repercutindo na imprensa do Reino Unido. As vítimas teriam conhecido as mulheres na Lapa, no Centro do Rio, e, após serem dopadas, teriam tido os celulares roubados e um prejuízo de R$ 116 mil. Tudo foi registrado em vídeo.
O crime foi cometido na madrugada de quinta-feira (8/8), em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
As imagens de um dos turistas, um jovem de 21 anos, viralizaram nas redes sociais. Ele aparece cambaleando na praia de Ipanema até cair na areia. Uma testemunha que registrou a cena relatou à polícia que o rapaz estava acompanhado de duas mulheres, que deixaram o local em um táxi logo em seguida.

Um grupo de pessoas se aproximou para socorrer o jovem e também um amigo dele, que apresentava sinais de intoxicação. Ambos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Aos policiais, os turistas contaram que conheceram as mulheres em um bar na Lapa e que, em seguida, seguiram com elas até a praia. Segundo os britânicos, as mulheres ofereceram caipirinhas e, a partir desse momento, eles não se lembram de mais nada.
As vítimas relataram o roubo de dois celulares. Com um dos aparelhos, as suspeitas teriam conseguido realizar uma transferência bancária no valor de 16 mil libras, o equivalente a mais de R$ 110 mil.
O jornal britânico The Sun destacou a prática conhecida como golpe do “Boa noite, Cinderela” e comentou sobre o horror vivido pelos turistas. O caso foi definido como um “momento chocante”, e a publicação diz ainda que “o esquema se tornou cada vez mais comum no Brasil” entre “profissionais do sexo e acompanhantes” que “usam Rohypnol, GHB – ou qualquer drogada usada em estupro – para drogar turistas e roubá-los”.
O Daily Mail compartilhou o vídeo de um dos rapazes cambaleando e caindo na orla e enfatiza a quantia que teria sido roubada pelas brasileiras. “O incidente aconteceu na famosa praia de Ipanema, no Rio de Janeiro”, disse a reportagem.
Daily Mail compartilhou o vídeo de um dos jovens caindo após ser dopado “Turista britânico desmaia em praia do Rio após mulher usar coquetel de drogas”, enunciou o The Mirror, outro portal do Reino Unido. Eles reportaram, ainda, que os investigadores estão à procura das suspeitas.
Os turistas reconheceram como suspeitas Amanda Couto Deloca, de 23 anos, Mayara Ketelyn Americo da Silva, de 27, e Raiane Campos de Oliveira, de 28. Raiane já foi investigada e condenada por um golpe semelhante contra um turista inglês em 2023, mas acabou absolvida pela 8ª Câmara Criminal no mês passado por falta de provas. Ela também é alvo de outras apurações relacionadas ao mesmo modus operandi.
Comentários