A discussão em torno do preço elevado da hospedagem em Belém para a COP 30 continua gerando repercussão nas redes sociais. Após o presidente da Conferência do Clima da ONU, André Corrêa do Lago, revelar que países chegaram a pressionar o Brasil para transferir o evento para outra cidade devido ao valor cobrado pelos hotéis da capital paraense em novembro de 2025, um internauta resgatou notícias que colocam o debate em perspectiva.
Segundo a publicação, durante o show da cantora Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, ainda neste ano, os aluguéis de apartamentos chegaram a triplicar de preço, situação que não gerou mobilizações ou campanhas para a transferência do evento.
A lembrança levantou questionamentos sobre o tratamento dado a Belém, no Norte do país, já que cidades do Sul e Sudeste vêm manifestando apoio à ideia de realocar a COP. “Temos atualmente um problema de gestão relativo a questões da COP em Belém? Sim, mas não podemos disfarçar a massa de manobra que está sendo criada para retirar a COP de Belém”, afirmou o internauta em sua publicação.
Apesar da polêmica, André Corrêa do Lago garantiu que a conferência está confirmada para acontecer integralmente em Belém, reforçando a posição do governo federal em manter a capital paraense como sede do maior evento climático do mundo.
Confira a publicação completa:
Temos atualmente um problema de gestão relativo a questões da COP em Belém? sim, mas não podemos disfarçar a massa de manobra que está sendo criada para retirar a COP de Belém. pic.twitter.com/0695ac1KlM
— Pedro Gomes (@ppedrogomess) August 1, 2025
Comentários