O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio das redes sociais do jornalista Rodrigo Constantino, nesta sexta-feira (1º). A decisão ocorre dois dias após os Estados Unidos sancionarem o ministro com a Lei Magnitsky, que serve para punir estrangeiros que os EUA considerem grandes violadores de direitos humanos.
Em publicação no seu perfil na rede social X, o advogado de Constantino, Dr. Emerson Grigollette, afirmou que o seu escritório havia acabado de ser “intimado pelo Gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, deferindo o pedido de desbloqueio de todas as redes sociais do jornalista. Isso inclui a liberação de seus perfis nas redes X, Instagram, TikTok, Facebook, GETTR, Patreon e Youtube. Todos os seus perfis estavam impedidos de funcionar no Brasil.
Grigollette disse ainda que “o escritório está acompanhando o cumprimento de referida ordem pelas respectivas plataformas”. Até o momento, a conta de Rodrigo Constantino no X ainda não voltou ao ar para os usuários brasileiros.
Na publicação, o advogado também deu as boas-vindas a Contantino. “Seja bem vindo de volta, meu caro! Sigamos firmes na luta pela liberdade de expressão e por justiça!”
Desbloqueio das contas bancárias
Apesar de permitir somente agora o desbloqueio das redes sociais de Rodrigo Constantino, o ministro Alexandre de Moraes havia autorizado a liberação de suas contas bancárias em 31 de março deste ano. O pedido da defesa tinha como justificativa usar os valores para custear o tratamento de câncer de Constantino.
As contas bancárias de Constantino passaram mais de dois anos bloqueadas por determinação de Moraes, após o jornalista entrar na mira do inquérito das fake news. Contudo, ele passou a sofrer de um câncer agressivo chamado linfoma, diagnosticado em janeiro deste ano.
Comentários