Faltando apenas 100 dias para a COP30, o governo brasileiro reafirmou nesta quinta-feira (31) que a Conferência do Clima da ONU acontecerá integralmente em Belém, apesar da pressão de 25 países para que parte do evento fosse transferida para outra cidade.
A resposta da Secretaria Extraordinária da COP30 à carta de negociadores internacionais foi direta:
“Não há a possibilidade da COP30 ou parte da Conferência acontecer fora de Belém.”
Pressão internacional
Delegações apontaram altos preços de hospedagem, além de preocupações com logística e segurança. Ainda assim, o evento, considerado um marco histórico para a Amazônia e para a descentralização do debate climático, segue confirmado na capital paraense.
O Brasil tem até o dia 11 de agosto para apresentar medidas concretas que visam solucionar os desafios.
A movimentação diplomática surgiu após uma série de críticas negativas divulgadas por veículos de imprensa estrangeiros e do Sudeste brasileiro.
Mesmo em meio ao burburinho, as principais delegações já confirmaram presença. China, Índia e Reino Unido devem desembarcar em Belém com cerca de 2 mil integrantes ao todo. A expectativa é que o evento atraia cerca de 50 mil pessoas, reforçando o interesse internacional pelo papel estratégico da Amazônia nas discussões climáticas.
Diante da explosão nos preços das diárias, o Governo Federal, o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém trabalham em uma força-tarefa para ampliar e diversificar as opções de hospedagem:
- Airbnbs e aluguel de residências familiares com preços tabelados;
- Navios cruzeiros, que funcionarão como hospedagem flutuante;
- Imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, temporariamente adaptados como alojamentos;
- Escolas estaduais e municipais, transformadas em espaços para receber visitantes;
- Plataforma exclusiva de hospedagem, com diárias entre US$ 200 e US$ 600, priorizando países em desenvolvimento e delegações específicas.
Além disso, o governo realiza investigações internas para coibir práticas abusivas no setor hoteleiro e evitar a especulação que possa prejudicar a imagem do evento.
Comentários