O senador republicano Lindsey Graham, presidente da Comissão de Orçamento do Senado dos Estados Unidos , afirmou que as importações de petróleo da Rússia podem custar ao Brasil tarifas de 100% por parte dos norte-americanos.
Segundo o parlamentar, ao comprar combustível russo, o Brasil estaria ajudando a manter economicamente o país de Vladimir Putin, o que prolongaria a guerra contra a Ucrânia.
“O presidente Trump vai impor uma tarifa de 100% a todos esses países, punindo-os por ajudar Putin”, declarou o senador.
Graham acrescentou que o presidente Donald Trump deve adotar uma postura ainda mais rígida com governos que, segundo ele, contribuem indiretamente para o financiamento da ofensiva russa.
Resposta de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, nessa segunda-feira (21), que exista uma “guerra tarifária” entre o Brasil e os Estados Unidos, após o anúncio, na semana retrasada, de uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo Trump.
Em conversa com jornalistas durante visita ao Chile, Lula afirmou que um conflito tarifário só começará caso o Brasil decida retaliar. “Não estamos numa guerra tarifária. A guerra tarifária vai começar na hora em que eu der a resposta ao Trump, se ele não mudar de opinião”, disse o presidente, em Santiago, durante um evento em defesa da democracia.
Comentários