O Parque da Cidade, em Belém, será fechado ao público a partir do início de agosto para viabilizar a montagem das estruturas da Conferência das Partes (COP 30), que acontecerá na capital paraense em novembro de 2025.
O espaço foi oficialmente entregue ao Governo Federal e à Organização das Nações Unidas (ONU) e começa a se transformar na chamada Blue Zone, área oficial da conferência onde ocorrem negociações entre países, plenárias e reuniões diplomáticas de alto nível.
A interdição é necessária para viabilizar a implantação das zonas, além de permitir a entrada de equipamentos, testes de segurança e implementação do sistema de transporte limpo e gestão de resíduos.
Com 500 mil m² de extensão, o parque foi totalmente revitalizado e já vinha servindo como espaço de lazer e convivência para a população. Porém, nos próximos meses, passará a ser o epicentro da COP 30, com a instalação de mais de 100 pavilhões, duas grandes plenárias, áreas de convivência, serviços de catering e escritórios das delegações dos mais de 190 países que compõem a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). A área de instalação ocupará cerca de 160 mil m² dentro de um perímetro de segurança total de 240 mil m².
Comentários