Um dos destinos mais procurados durante o verão amazônico, Mosqueiro, ganhou um espaço mais moderno e seguro para sua população e quem visita a ilha.
A Prefeitura de Belém entregou para a população, oficialmente, na manhã desta terça-feira (22), o novo Pórtico de Mosqueiro, recuperado e revitalizado após uma obra emergencial executada pela gestão municipal. A estrutura sofreu interdição em janeiro deste ano, depois que a Defesa Civil constatou risco de colapso parcial ou total da estrutura do Pórtico e bloqueou a passagem de veículos no local para evitar acidentes.
Inaugurado em julho de 2005, o Pórtico estava sem manutenção desde 2014. Com 11 de abandono, houve deterioração estrutural do patrimônio municipal, o que implicava em risco de desabamento.
Revitalização
A obra emergencial no Pórtico de Mosqueiro foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), com projeto da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e incluiu tratamento, reforço e substituição dos pilares danificados, recuperação da cobertura e reforma predial dos banheiros anexos, além de recomposição do abrigo dos vigilantes, serviços complementares (esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e nova identidade visual.
O novo Pórtico de Mosqueiro também conta com um posto permanente de fiscalização da Guarda Municipal que vai garantir maior suporte e segurança para a população.
“A entrega do Pórtico é uma obra essencial para a preservação do patrimônio público, com impacto direto na segurança de pedestres e motoristas. Assim que a Prefeitura de Belém soube do risco de desabamento da estrutura do Pórtico, entrou em ação para reparar a deterioração e entregar este, que é um dos cartões-postais da nossa querida Mosqueiro”, disse o secretário de obras e infraestrutura, Arnaldo Dopazo.




Comentários