Um adolescente foi flagrado na tarde desta segunda-feira (14) vandalizando um supermercado em Bacaxá, distrito de Saquarema. Registros mostram o menor espalhando produtos pelas prateleiras e ameaçando funcionários e clientes. Apesar do tumulto, ninguém ficou ferido.
Este não foi o primeiro episódio envolvendo o adolescente. No mês passado, ele já havia sido filmado agredindo uma comerciante da região. Na ocasião, o pai do jovem chegou a ser detido, mas foi liberado após prestar esclarecimentos.
De acordo com relatos de pessoas próximas à família, o adolescente tem diagnóstico de Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), um distúrbio psiquiátrico que atinge principalmente crianças e adolescentes e se caracteriza por comportamentos desafiadores, hostis e desobedientes, sobretudo diante de figuras de autoridade, como pais, professores ou policiais.
O Conselho Tutelar já havia se manifestado publicamente após o primeiro caso, informando que todas as medidas protetivas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram adotadas. A instituição reforçou, ainda, que tanto o Ministério Público quanto o Poder Judiciário estão acompanhando a situação de perto.
Em nota, o Conselho Tutelar esclareceu que sua função não é punir nem educar, mas garantir os direitos da criança e do adolescente e acionar os órgãos responsáveis sempre que necessário. A responsabilidade principal pela conduta e cuidado com o jovem, segundo o órgão, continua sendo da família, especialmente dos pais ou responsáveis legais.
Assista:
Um adolescente foi flagrado na tarde desta segunda-feira (14) vandalizando um supermercado em Bacaxá, distrito de Saquarema. Registros mostram o menor espalhando produtos pelas prateleiras e ameaçando funcionários e clientes. https://t.co/BdOiFWSIC9 pic.twitter.com/n5vLiFdRA0
— QB News (@qbnewsoficial) July 15, 2025
Comentários