O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta quarta-feira (10) uma nota oficial em que reage ao anúncio do aumento tarifário sobre produtos brasileiros, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em tom crítico, Bolsonaro atribui a decisão ao que classificou como “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.
No comunicado, Bolsonaro afirma que a imposição da tarifa é um reflexo direto do atual cenário político brasileiro e garante que tal medida “jamais teria acontecido” sob sua gestão. “Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro (…) Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos”, escreveu.
A tarifa anunciada por Trump — que tem se mostrado um aliado político de Bolsonaro — reacende tensões comerciais entre os dois países e foi justificada por Washington como resposta a políticas e posturas que estariam “em desacordo com princípios democráticos”. Na nota, Bolsonaro endossa essa visão ao afirmar que o Brasil vive uma “escalada de abusos, censura e perseguição política”.
“O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, diz Bolsonaro.
O ex-presidente ainda classificou como “caça às bruxas” a conjuntura política no país e pediu uma reação imediata das instituições: “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”.
Leia a nota completa:
Nota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro
Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil
Jair Messias Bolsonaro
Comentários