Em meio a um clima de forte tensão entre o Planalto e o Congresso Nacional desde a derrubada do decreto presidencial para o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), na última semana, o governo Lula está investindo na estratégia de comunicação de opor interesses de ricos e pobres, dizendo que toma partido dos menos favorecidos. E os memes nas redes sociais fazem parte dessa estratégia.
Nesta semana, a comunicação oficial está apostando no populares memes de gatinhos. Através das redes sociais, o governo compartilhou na última sexta-feira (4) uma série de imagens dos animais com frases como “menos impostos para gatinhos trabalhadores” e “os ricos precisam pagar imposto de renda também.”
Na legenda da publicação é afirmado: “Imagina um gatinho que ganha até R$5 mil por mês… ele quer miar tranquilo! A proposta do Governo Federal é isentar esses felinos trabalhadores do Imposto de Renda, trazendo mais justiça tributária para quem mais rala (ou mia) todo dia. É menos imposto e mais sachê no fim do mês!”.
E não foi a primeira vez que o governo apostou nos gatinhos para transmitir a mensagem de promover a taxação dos mais ricos. Na quinta-feira (3), o governo compartilhou um vídeo intitulado “explicando com gatinhos a proposta de mudanças no imposto de renda”.
O discurso tenta se conectar com demandas populares e com a insatisfação do público com a atuação do Legislativo. O governo busca se aliar a militantes e pegar carona em postagens como as que clamam pela “taxação BBB”, em referência a “bilionários, bets e bancos”.
Comentários