O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, já demonstrou interesse em trazer a edição de 2029 do Mundial de Clubes para o Brasil. Com essa possível candidatura, Belém surge como uma das cidades cotadas para receber jogos do torneio internacional.
De acordo com informações obtidas pelo Núcleo de Esportes do portal O Liberal, a capital paraense está entre as cidades que serão analisadas pela CBF no processo de seleção dos locais que podem sediar partidas da competição.
Para que isso se concretize, no entanto, Belém precisará cumprir exigências estabelecidas tanto pela CBF quanto pela FIFA, organizadora oficial do torneio. Será necessário apresentar um plano detalhado de infraestrutura, com foco especial no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
O estádio, que passou recentemente por uma reforma estrutural que ampliou sua capacidade e melhorou a experiência dos torcedores, será submetido a inspeções técnicas rigorosas por parte das entidades esportivas. Atualmente, o Mangueirão é utilizado principalmente pelo Clube do Remo em jogos da Série B, além de sediar shows e eventos de grande porte.
Em 2025, o local recebeu a final da Supercopa do Rei, entre Flamengo e Botafogo. Já em 2023, foi palco da estreia da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Bolívia. No ano seguinte, também foi utilizado pela equipe nacional para sessões de treino.
A nova edição do Mundial de Clubes está prevista para ocorrer entre junho e julho e, inicialmente, deverá seguir o formato com 32 times. No entanto, a FIFA avalia uma possível expansão do torneio para 48 clubes, com grupos e fase eliminatória.
É importante lembrar que Belém já tentou sediar grandes eventos anteriormente, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa do Mundo Feminina de 2027. Esta última confirmada para o Brasil. Mesmo com fortes expectativas, a cidade acabou fora das listas oficiais em ambas as ocasiões.
Comentários