O uso de sons automotivos nas praias de Salinópolis, nordeste do Pará, foi proibido pela Justiça, durante todos os fins de semana, feriados prolongados e também no mês completo de julho.
A decisão restringe a entrada e permanência de torres sonoras, carretinhas e outros veículos com equipamentos sonoros de alta potência nas praias que estão entre os destinos mais procurados no litoral nas férias de julho, quando também é a temporada do verão amazônico. São elas:
- Atalaia
- Farol Velho
- Ponta da Sofia
Além disso, os condutores devem respeitar um raio de mil metros que antecede os acessos a esses locais. O descumprimento impõe multa diária de R$ 5 mil.
Segundo a decisão, em todos os fins de semana prolongados e no mês de julho, ocorre aumento expressivo de fluxo turístico e repetem-se as práticas lesivas (poluição sonora, resíduos sólidos, perturbação da fauna e aumento da criminalidade), sem que haja medidas administrativas eficazes para contê-las.
A determinação foi feita, a princípio, em 2024, que proibia o usa de sons automotivos na praia durante o período de 27/12/2024 a 06/01/2025. A nova decisão divulgada agora estende a proibição para 2025, em novos períodos, como agora em julho.
Comentários