O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (1º), seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) em discurso durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026.
Sem citar o nome do ex-presidente, Lula ironizou a prática de arrecadação por meio do Pix e os pedidos de anistia feitos por aliados bolsonaristas antes de condenações judiciais.
“Eu nunca vou pedir para vocês fazerem Pix para mim. Nunca. Guardem o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem”, declarou Lula, em evento com ruralistas e parlamentares.
17 milhões com Pix
O ex-presidente Bolsonaro confirmou, na semana passada, que recebeu R$ 17 milhões em doações via Pix, feitas por apoiadores. Segundo ele, o valor tem sido usado para custear a defesa jurídica na ação penal em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), que o acusa de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Além das doações, Bolsonaro e aliados vêm articulando manifestações em defesa da anistia para condenados e investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília. O tema tem dominado os últimos atos públicos do ex-presidente, como os realizados na Avenida Paulista.
Comentários