Internautas indonésios reagiram à enxurrada de críticas e ataques ao governo do país deixados por brasileiros, nas redes sociais do presidente Prabowo Subianto, que culpavam a Indonésia pela morte de Juliana Marins no vulcão Rinjani.
Através de comentários nas redes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os indonésios revidaram as acusações de incompetência e negligência.
“Povo brasileiro, por que estão culpando o presidente indonésio? Acha que meu presidente deveria ir ao Monte Rinjani para salvar a Juliana? Tenho certeza que os brasileiros que comentaram nunca subiram uma montanha e não sabem nada sobre os vulcões”, comentou uma indonésia, em uma das publicações do presidente Lula no Instagram sobre a morte da brasileira.
“Se quiserem expressar sua decepção, frustração e raiva, tudo bem, mas não blasfemem nossa equipe de resgate. Isso é o principal, porque eles fizeram de tudo, até arriscaram as próprias vidas”, escreveu uma pessoa.
“Por favor, não nos culpem, porque não foi culpa nossa e nós ajudamos o máximo possível. Se Juliana caiu, a culpa foi dela e não teve nada a ver com a gente”, disse outra.
Um dos comentários chega a pedir para que o governo brasileiro desenvolva a educação no país: “Ao olhar comentários brasileiros sobre a Indonésia, pode ser interpretado que educação e ciência não são encontradas no Brasil”.
Outros internautas ressaltam, ainda, que a tragédia envolvendo a brasileira não deveria possuir caráter de culpa, já que envolve características naturais da região.
“No ano passado um indonésio morreu na Suíça depois de ter sido arrastado por um rio. […] Demorou 14 dias para encontrá-lo. Ele foi encontrado morto. Mas os indonésios não ficaram zangados com a Suíça. Ninguém culpou ou insultou a equipe de resgate e ninguém atacou a conta do Instagram do presidente suíço. Então, por que vocês brasileiros estão se comportando assim?”, escreveu um indonésio.
“Talvez, se Juliana tivesse sofrido um acidente em Everest, eles culpariam a neve de lá”, complementou outra pessoa.
Comentários