Um turista norueguês de 21 anos, Mads Mikkelsen, foi barrado na entrada dos Estados Unidos após agentes de imigração encontrarem um meme do vice-presidente J.D. Vance em seu celular. O incidente ocorreu em um aeroporto de Nova Jersey e foi noticiado pelo jornal norueguês Nordlys.
Mikkelsen relatou que foi interrogado por várias horas e, durante a abordagem, os agentes levantaram suspeitas de terrorismo. Ele afirmou que desbloqueou seu celular após ser ameaçado com uma pena de cinco anos de prisão. Após o acesso ao aparelho, os oficiais encontraram uma montagem humorística de Vance, que o jovem descreveu como uma imagem em que o vice-presidente aparece careca e com o rosto inchado.
Os agentes de imigração, no entanto, negaram que o meme tenha sido a razão para a expulsão de Mikkelsen. Em uma declaração, a porta-voz da imigração dos EUA, Tricia McLaughlin, afirmou que a decisão foi baseada na admissão do jovem sobre o uso de drogas. O Departamento de Segurança Interna dos EUA também classificou a informação sobre o meme como falsa.
Mikkelsen admitiu ter fumado maconha em duas ocasiões, ambas em locais onde o uso recreativo é legal. Após a abordagem, ele foi colocado em um voo de volta para a Noruega, encerrando sua tentativa de entrada nos Estados Unidos.
Comentários