O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dias após a elevação das tensões no Oriente Médio. Em discurso nesta quarta-feira (25/6), o petista afirmou que o líder da Casa Branca “deveria ser menos internet e mais chefe de Estado”.
“Nesse mundo conturbado, um mundo em que você tem presidente com uma nação do tamanho dos Estados Unidos, que deveria primar pelo discurso, deveria pensar o que falar, deveria ser menos internet e ser mais chefe de estado, deveria pensar mais em livre comércio, deveria pensar mais no multilateralismo, deveria pensar muito mais na paz, o que a gente vê todo santo dia na imprensa? A necessidade de uma desgraçada de uma manchete”, criticou o presidente brasileiro.
Lula também comparou a postura do republicano ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas sem citar o nome do antecessor. “Nós já tivemos presidente assim e vocês sabem que já tivemos. O que menos interessa é a verdade, o que menos interessa é o interesse do país, o mais interessa são interesses escusos, pequenos”, seguiu Lula.
As declarações foram dadas após reunião extraodinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que decidiu pelo aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27,5% para 30%. O colegiado também aprovou a elevação da parcela de biodiesel no diesel de 14% para 15%.
Há a expectativa de que a mudança ajude a frear uma eventual alta no preço dos combustíveis. O aumento poderia impactar no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também pressionado pela possibilidade de encarecimento da conta de luz em decorrência da derrubada de vetos do presidente a dispositivos da Lei das Eólicas Offshore.
Metrópoles
Comentários