A Prefeitura de Belém confirmou que o Parque da Cidade será oficialmente aberto ao público nesta sexta-feira (27). A inauguração da primeira etapa faz parte das ações preparatórias para a realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2025 na capital paraense.
Segundo informações oficiais, o novo Parque está sendo construído na área onde funcionava o antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro do Souza, e já tem 88% das obras da Etapa COP30 concluídas.
O espaço ocupa 500 mil metros quadrados e é considerado um dos principais projetos urbanísticos, ambientais e de infraestrutura voltados para o evento global.
Com um investimento de R$ 980 milhões, o Parque da Cidade é apontado pelo Governo Federal como o maior empreendimento urbano atualmente em execução no Pará.
“São R$ 980 milhões de investimento no maior empreendimento urbano em execução no Pará, com 500 mil metros quadrados de área e 50 hectares de paisagismo, além de emprego e renda para uma infinidade de trabalhadores. É uma obra estruturadora, que fica de legado pra cidade”, destacou postagem do Governo Federal no Instagram.
Segundo o governo, a área contará com:
- Ciclotrilhas e ecotrilhas;
- Lago artificial;
- Áreas esportivas com quadras e campo society;
- Museu da Aviação;
- Centro de Economia Criativa;
- Centro Gastronômico;
- Trilhas, áreas verdes e mobiliário urbano adaptado ao clima amazônico.
A entrega formal do Parque ao Governo Federal e à Organização das Nações Unidas (ONU) está prevista para agosto de 2025, quan7do serão iniciadas as instalações das estruturas temporárias da conferência.
Após o encerramento do evento, o espaço será devolvido à gestão municipal, com acesso permanente à população.
Comentários