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Montadoras vão processar GWM e BYD por preços praticados no Brasil

28 de janeiro de 2025
in Colunas
Reading Time: 3 mins read
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Algumas empresas associadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) irão entrar com uma ação no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para solicitar uma investigação sobre a possibilidade de práticas de “dumping” por parte de fabricantes chineses que operam no Brasil.

O termo dumping se refere à venda de produtos a preços abaixo do custo de produção, o que pode prejudicar a competitividade e desestabilizar o mercado local. Embora empresas como a BYD e a GWM estejam no centro da questão, a acusação abrange não apenas os carros, mas também ônibus, caminhões e até máquinas agrícolas e rodoviárias.

Em resposta, a BYD negou a prática de dumping e reafirmou seu compromisso com a legislação brasileira e as normas internacionais de comércio. Por sua vez, a GWM afirmou estar “tranquila” em relação ao cumprimento das regras.

Atualmente, a Anfavea representa 25 fabricantes e importadoras no Brasil, incluindo marcas como Volkswagen, GM (Chevrolet), todo o Grupo Stellantis e até a Ford, que já produziu no país, mas atualmente só realiza importações. Segundo a entidade, o aumento das importações de veículos chineses nos últimos anos tem contribuído para o agravamento do déficit na balança comercial do setor, algo que não ocorria desde 2021.

As montadoras chinesas atualmente respondem por 60% do mercado de carros eletrificados no Brasil, com 76,8 mil unidades da BYD e 29,2 mil da GWM emplacadas em 2024, todas híbridas ou 100% elétricas. Esses números representam 22,7% do total de veículos importados. Vale destacar que as duas empresas (BYD e GWM) estão prestes a inaugurar fábricas no Brasil este ano – a da BYD deve começar no primeiro trimestre, enquanto a da GWM tem previsão de início até o final do primeiro semestre.

Para Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, a associação defende a livre concorrência e afirma que a investigação visa apenas evitar práticas que possam “prejudicar o mercado automotivo brasileiro”. As marcas envolvidas na ação ainda não foram divulgadas.

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