O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) a renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal. O premiê disse que ficará no poder até que o grupo político encontre um substituto para ele.
Trudeau também dissolveu o parlamento, que ficará na atual configuração até o dia 24 de março. O anúncio ocorre em um momento em que as pesquisas mostram que os liberais perderão para os conservadores nas próximas eleições legislativas.
O primeiro-ministro assumiu o cargo em novembro de 2015 e foi reeleito duas vezes. A popularidade de Trudeau começou a diminuir há cerca de dois anos, em meio à indignação pública com os preços altos e falta de moradia.
A renúncia de Trudeau também tem como objetivo tentar salvar as chances de vitória do Partido Liberal nas eleições legislativas previstas para 20 de outubro. Pesquisas mostram, no entanto, que o partido deve perder a corrida eleitoral para o Partido Conservador.
Antes do anúncio, o retorno das atividades do Parlamento canadense estava previsto para o dia 27 de janeiro. Se o parlamento não retornar até 24 de março, partidos de oposição só poderão apresentar uma moção de desconfiança em maio.
Assista ao vídeo:
Comentários