Vídeos que circulam nas redes sociais nesta quarta-feira (25) mostram mais uma suposta mort3 ocorrida durante a espera por atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Rio de Janeiro. Desta vez, o caso aconteceu na unidade da Taquara, localizada na Zona Oeste da cidade.
Nas imagens, é possível ver uma funcionária tentando reanimar um homem, aparentemente desacordado, com massagem cardíaca no chão do local. Pessoas ao redor gritam desesperadas, clamando por ajuda: “Ai, meu Deus do céu!”. O homem é então colocado em uma maca e levado para outra área da unidade.
Até o momento, não há confirmação oficial por parte da administração da UPA se o paciente veio a óbito. O caso gerou indignação nas redes sociais, com internautas criticando a demora no atendimento e a situação precária do sistema de saúde na região.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.4
Fatalidade recorrente
No dia 13 de Dezembro, Um homem morreu, enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade de Deus.
Nas redes sociais, circulam vídeos que supostamente mostrariam o paciente, jovem, desfalecido nas cadeiras da unidade, e, depois, sendo socorrido às pressas.
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, de acordo com relatos iniciais dos profissionais, tudo aconteceu muito rápido. O paciente estava lúcido e entrou andando na unidade, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local.
Dados do sistema mostram que a classificação de risco foi feita às 20h30, disse a SMS.
Poucos minutos depois, a equipe médica teria sido acionada pois o paciente se encontrava desacordado.
Ele foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas infelizmente não resistiu. Foi constatada parada cardiorrespiratória, afirmou a SMS. A secretaria não informou a idade da vítima.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para apuração da causa do óbito. A direção da unidade lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para investigar o caso.
Assista:
Comentários