A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizará no próximo dia 17 a eleição para a Mesa Diretora do biênio 2025-2027, que comandará a Casa no período de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. O pleito ocorrerá durante a Sessão Preparatória, obedecendo às normas do Regimento Interno.
A votação será secreta, sendo vedada a escolha por aclamação. Qualquer deputado estadual pode se candidatar aos cargos da Mesa Diretora, que incluem presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes. As inscrições das chapas serão formalizadas apenas após o início da Sessão Preparatória, com um intervalo de 15 minutos para registro das candidaturas.
De acordo com o blog Uruá-Tapera, da jornalista Franssinete Florenzano, o atual presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), é cotado para ser reeleito e pode assumir o cargo pela terceira vez consecutiva. Chicão, que tem desempenhado papel de destaque na condução da Casa, conta com amplo apoio entre os parlamentares, o que fortalece as especulações sobre sua reeleição.
A eleição da Mesa Diretora é um dos momentos mais importantes para o Legislativo estadual, pois define a estrutura organizacional responsável por conduzir os trabalhos da Alepa, incluindo a coordenação de pautas, projetos de lei e debates de interesse público.
A reeleição de Chicão, caso confirmada, consolidará sua liderança na Alepa e marcará mais um capítulo em sua trajetória política.
Comentários