Cerca de 30 bandidos fortemente armados se deslocavam por uma área de mata no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, durante uma operação da polícia nesta terça-feira (3), a mesma rota de fuga usada por bandidos em 2010, durante a ocupação policial do conjunto de favelas.
Além de fortemente armados, os criminosos usam coletes e, em determinado momento, chegam a perceber que estão sendo monitorados. As imagens são do setor de inteligência da Polícia Civil, que estava investigando a atividade dos criminosos.
Nesta terça, a Polícia Civil realizou uma grande operação na comunidade para prender traficantes da facção Comando Vermelho. De acordo com a polícia, o Complexo da Penha se tornou a base operacional do Comando Vermelho.
“Só para a gente contextualizar, para não parecer que a polícia não fez nada ao ver criminosos fugindo. Não foi isso, porque o objetivo não era esse. O objetivo hoje não era prender nenhuma dessas lideranças. Existe uma investigação que ela está sendo estrutura para que a gente tenha condições de ter provas mais robustas em relação à atividade criminosa”, diz Victor dos Santos, secretário de Segurança Pública.
Um dos objetivos da ação desta terça-feira era prender traficantes do alto escalão da hierarquia da organização criminosa. O principal deles é Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, conhecido como Doca – ou Urso.
O traficante também era alvo da operação que resultou na morte de mais de 20 pessoas na Vila Cruzeiro, em maio de 2022, e seguia foragido até a última atualização desta reportagem.
Na operação, 13 pessoas foram presas e 114 mandados de busca e apreensão cumpridos. Pelo menos, uma tonelada de maconha foi apreendida, e 15 carros e oito motos recuperados.
Comentários