Após meses foragido, o ex-cartorário Diego Kós Miranda foi capturado pela Polícia Civil em um hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro na última terça-feira (26). A prisão ocorreu em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém, no Pará. Diego é investigado por liderar um esquema criminoso de fraudes financeiras que causaram prejuízos superiores a R$ 30 milhões a instituições financeiras em todo o país.
As investigações apontam que Diego Kós Miranda, juntamente com outros envolvidos, utilizava documentos falsificados para obter empréstimos bancários tendo imóveis fictícios como garantia. Uma denúncia do Red Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Real LP revelou um golpe de R$ 10 milhões, desencadeando a operação que culminou nas prisões.
O esquema é descrito pelos investigadores como altamente sofisticado, envolvendo a falsificação de registros imobiliários e a manipulação de dados cartoriais.
A esposa de Diego, a médica Yasaman Larissa Lujan Kós, também foi presa em 14 de novembro, durante uma operação realizada em um hotel de luxo em Belém. Ela é suspeita de participar das operações fraudulentas e de ocultar bens adquiridos com recursos provenientes do esquema criminoso.
Comentários