Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o furto do cano da arma do “Monumento ao Soldado Brasileiro” da Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, em Belém. Nas imagens, é possível ver o soldado retratado sem a parte do cano de sua arma. “Os caras roubaram a arma do soldado”, narra o internauta que gravou a cena.
Praça histórica
Localizada no coração do centro histórico de Belém, a Praça Dom Pedro II é um marco arquitetônico e cultural. Construída em 1772, foi a primeira praça planejada da cidade e testemunhou importantes momentos históricos, por estar no Largo do Palácio, epicentro de eventos públicos nos séculos XVIII, XIX e XX.
Durante a gestão de Antônio Lemos, no início do século XX, uma praça foi remodelada com características de um jardim inglês, entrelaçando mosaicos de pedras portuguesas com elementos da flora amazônica. Entre suas principais atrações estão o monumento ao General Gurjão, que homenageia o militar paraense da Guerra do
Apesar de sua relevância histórica, episódios como o furto registrado evidenciam a necessidade de maior atenção e cuidado com o patrimônio público. A manipulação e vandalismo dessas áreas impactam diretamente o legado cultural e turístico de Belém.
CONFIRA:
Comentários