Na última quarta-feira (6), um militar do Corpo de Bombeiros sofreu uma queda de aproximadamente seis metros de altura enquanto tentava socorrer um homem em surto psicótico no Centro Histórico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu durante uma intervenção arriscada no terceiro andar de um edifício, onde a equipe tentava evitar que o homem, visivelmente alterado, se jogasse do patamar.
O tenente-coronel Deoclides explicou que o soldado utilizava a técnica de “rapel tático” para acessar o homem em crise. “A ideia inicial era um apoio ao SAMU, que providenciava a internação compulsória, mas a situação se complicou, pois o homem estava muito agitado, em surto, e havia um cachorro da raça pitbull dentro do apartamento”, detalhou o tenente-coronel.
Para agravar o risco, o homem em surto havia derramado gasolina pelo ambiente e estava fumando, aumentando consideravelmente o perigo de um incêndio no local. Após mais de três horas de tentativas de negociação, o soldado deu início ao rapel tático, mas um acidente o fez despencar de uma altura de seis metros, resultando em uma fratura no tornozelo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o agente já recebeu alta hospitalar.
O militar, segundo Deoclides, é um profissional experiente e qualificado, com treinamento específico para ações de alto risco e intervenções complexas. “Ainda não sabemos o que realmente aconteceu, pois ele é um profissional técnico, com experiência em ocorrências dessa complexidade e sempre teve êxito”, afirmou o tenente-coronel, destacando a surpresa com o acidente.
Comentários