Em meio à escalada dos ataques no Oriente Médio nesta terça-feira (1º/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o governo Benjamin Netanyahu, de Israel. Para ele, é “inexplicável” que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tenha autoridade para fazer com que o país “sente na mesa para conversar, em vez de só saber matar”.
O petista falou brevemente com jornalistas na Cidade do México, antes de participar da solenidade de posse da presidente Claudia Sheinbaum. O chefe do Executivo também disse achar importante a repatriação de brasileiros no Líbano, ordenada por ele na segunda-feira (30/9).
“Eu acho que é importante. Nós vamos fazer isso em todo lugar que for preciso. Agora, o que eu lamento, lamento, é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política para fazer com que Israel sente na mesa para conversar, em vez de só saber matar”, respondeu Lula ao ser questionado pela imprensa sobre a repatriação no Líbano.
Tensão aumenta no Oriente Médio
A ordem para evacuar brasileiros no país foi autorizada pelo presidente Lula ontem após reunião com o chanceler Mauro Vieira, ainda no México. A expectativa do governo é que 240 cidadãos sejam repatriados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) ainda nesta semana. A operação, porém, enfrenta dificuldades com a intensificação dos ataques na região.
Assista ao vídeo:
Comentários