Na noite desta terça-feira (17), uma cena preocupante foi flagrada na Av. Padre Bruno Sechi, em Belém: uma mulher trafegava de motocicleta com uma criança na garupa, ambas sem capacete. A conduta da motociclista coloca em perigo tanto a própria vida quanto a da criança, desrespeitando as leis de trânsito e medidas básicas de segurança.
Imprudência
A ausência de capacete é uma infração grave de trânsito, que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pode resultar em multa, pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo. O uso do capacete é obrigatório e fundamental para a proteção em caso de quedas ou colisões, especialmente em uma cidade como Belém, onde o número de acidentes de moto é alarmante.
Números alarmantes
Dados recentes mostram que a capital paraense registra uma alta taxa de acidentes envolvendo motociclistas. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), em 2023, os acidentes de moto representavam cerca de 70% das ocorrências de trânsito com vítimas graves na cidade. O uso inadequado de equipamentos de segurança, como o capacete, é apontado como uma das principais causas de lesões fatais em acidentes de motos.
Veja:
Comentários