O presidente Lula afirmou que os incêndios que atingem o país aparentam ser “oportunismo e provocação” de alguns setores. E admitiu que o Brasil não está 100% preparado para lidar com eventos climáticos extremos. Na abertura da reunião entre os poderes para tratar de ações para combater as queimadas que atingem todo o país, Lula frisou que o governo vai tomar atitudes que não foram previstas até hoje. E reconheceu que 90% das cidades brasileiras não estão conseguindo lidar com impactos ambientais.
Lula disse que não dá para confirmar que há motivação política, mas citou que a Polícia Federal está com 52 inquéritos paralisados para investigar a suspeita de incêndios criminosos, porque não consegue autorização da 1ª instância do Judiciário para fazer investigação. Ele disse que o governo busca autorizações para investigar as ocorrências.
Lula ainda citou que a questão climática é a pior do que em outros momentos. Lula disse que a seca no Pantanal é a mais severa dos últimos 73 anos. E a mais devastadora da Amazônia nos últimos 50 anos.
O presidente ainda disse que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai apresentar propostas para a área ambiental e que as ações vão ser transformadas em lei, decreto e Medida Provisória para construir uma proposta definitiva. E citou a necessidade de compartilhar as responsabilidades entre os poderes e de ouvir segmentos da sociedade.
Comentários