Quando falamos em favelas, rapidamente associamos ao estado do Rio de Janeiro, porém, um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais revelou que Belém é considerada a capital mais favelizada do Brasil, de acordo com um estudo que analisou as condições de moradia nas principais cidades do país.
O estudo aponta que Belém tem 55,49% de seu território favelizado, ou seja, mais da metade do município vive em condições inadequadas e habitações informais. O levantamento avaliou fatores como a concentração de moradias precárias, a falta de infraestrutura básica, e o crescimento desordenado de comunidades em áreas de risco.
Vale destacar também que o ranking aponta principalmente capitais localizadas na região Norte e Nordeste do país, como: Manaus, em 2° lugar, Salvador, em 3°, São Luís do Maranhão, em 5°, Macapá, em 6°, Fortaleza, em 7°, Teresina, em 8° e Recife, em 9°. A informação provocou reações imediatas entre os belenenses, gerando debates sobre os desafios urbanos e sociais enfrentados pela capital paraense.
Assista:
Comentários