O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou o cenário econômico do país nesta quarta-feira (17) e afirmou que a economia vai crescer em 2024. O petista ainda declarou que não há nenhum “número negativo” desde janeiro de 2023, quando assumiu a presidência pela terceira vez.
“Não tem um número negativo no país nestes últimos 18 meses. Todas as coisas que a gente pensar são positivas. Mesmo o crescimento econômico, que disseram que ia ser 0,8%, foi 2,9% [em 2023]. Este ano, a economia vai crescer, porque muitas vezes nós nos habituamos a discutir a chamada macroeconomia e nos esquecemos de discutir a chamada microeconomia. É mais dinheiro circulando na mão de muita gente”, declarou o presidente, durante sanção de leis em cerimônia fechada.
Lula tem reforçado os elogios ao cenário econômico do Brasil em diversas falas nas últimas semanas. A mudança de comportamento ocorreu depois das revisões que a equipe econômica do governo tem feito sobre o gasto público e da reação do mercado às críticas do petista direcionadas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto — que derrubaram a bolsa brasileira e fizeram o dólar disparar, em junho.
Nesta quarta (17), o presidente também elogiou a relação entre o governo e o Legislativo e agradeceu a atuação parlamentar no primeiro semestre deste ano. “Nunca tive uma relação tão boa com o Congresso como estou tendo agora, porque nós voltamos mais maduros, os deputados e senadores também estão maduros. Independentemente do que vai acontecer amanhã ou depois de amanhã”, afirmou, ao celebrar, inclusive, a atuação da oposição.
Comentários