Em evento caloroso, Donald Trump fez uma entrada triunfal durante a primeira noite da Convenção Nacional Republicana nesta segunda-feira (15). Ele foi ovacionado pelos fiéis do partido, dois dias depois de sofrer um atentado que atingiu sua orelha direita durante um comício em Butler, na Pensilvânia.
Trump entrou no Fiserv Forum no centro de Milwaukee com um curativo grosso na orelha enquanto a multidão gritava “Lute! Lute! Lute” e levantava os punhos, uma referência à sua reação nos momentos após ter sido ferido.
O senador americano J.D. Vance foi oficializado, por escolha de Trump, como candidato a vice-presidente da chapa do Partido Republicano. Na convenção, a multidão presente aplaudiu a dupla gritando “USA! USA!” (Estados Unidos da América, na sigla em inglês) e “Queremos Trump!”. Enquanto isso, o cantor Lee Greenwood cantava sua música “God Bless the USA!” (Deus abençoe os EUA, na tradução livre).
O ex-presidente disse “obrigado” e se acomodou em um camarote com alguns de seus filhos e o vice.
Trump deve aceitar formalmente a indicação do partido em um discurso no horário nobre nesta quinta-feira (18) e enfrentará o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro.
Durante a sessão de segunda-feira, o partido concedeu espaço para seis americanos comuns discursarem, destacando o impacto que a inflação teve nas famílias de baixa e média rendas, enquanto os líderes republicanos indagam o governo Biden por estar desatualizado.
O senador Tim Scott, que concorreu brevemente contra Trump para a nomeação, disse que a intervenção divina poupou a vida de Trump.
“Nosso Deus ainda salva”, disse Scott. “Ele ainda liberta. Porque no sábado o diabo veio para a Pensilvânia segurando um rifle, mas um leão americano se levantou e rugiu!”
Comentários