A pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (10) mostrou que o poder de compra está menor para 63% dos brasileiros, comparado aos últimos 12 meses.
O poder de compra é a capacidade de obter bens e serviços com uma certa quantidade de dinheiro, que pode dar capacidade de compra de mais ou menos itens ao logo do tempo devido a diversos fatores.
O que número de 63% representa uma queda em relação ao mês de maio deste ano, quando 67% dos brasileiros achavam que o poder de compra estava menor, a maior porcentagem desde o abril de 2023. A menor foi registrada em junho do ano passado, quando 30% dos entrevistados consideravam que tinham um menor poder de compra.
Na direção contrária, para 21% dos brasileiros o poder de compra é maior agora do que há um ano, dois pontos percentuais a mais do que o registrado em maio deste ano, e 12 pontos percentuais a menos do que em dezembro de 2023 – mês com maior percentual desde abril do mesmo ano.
A opinião de quem acha que o poder de compra dos brasileiros está igual soma 14%. Essa linha de opinião se manteve menos oscilante entre abril e outubro de 2023, respectivamente com 32% e 36%.
A porcentagem dos brasileiros que acham que o poder de compra comparado a um ano atrás está igual caiu para 17% em dezembro.
Não souberam ou não responderam somaram 2%.
Comentários