A Prefeitura de Belém assinou a Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,5 milhões para o início das obras de reurbanização e implantação do BRS (Bus Rapid Service – Serviço de Ônibus Rápido) da avenida Júlio César.
A OS foi assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta terça-feira (11), na praça Dom Mário Miranda Vilas Boas, em Val-de-Cans. Segundo a prefeitura, a praça também recebe obras de reforma e revitalização e será entregue ainda neste mês de junho.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Belém, o BRS da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que acontecerá em novembro.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.
Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César.
Segundo a prefeitura, o BRS é um sistema mais leve de transporte coletivo e não precisa das vias exclusivas concretadas como o BRT, por isso, a sua instalação e uso afeta muito menos o trânsito e respeita o meio ambiente, já que esse tipo de transporte não vai obrigar a retirada das árvores dos canteiros da avenida, só nos pontos onde serão instaladas as estações.
Comentários