Iniciou nesta segunda-feira (27) a primeira etapa do remanejamento dos feirantes do Ver-o-Peso, em Belém.
O principal cartão postal da cidade vai passar por obras de revitalização para a Conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP-30) em 2025. O prazo para conclusão da obra não foi informado.
A mudança foi distribuída em quatro etapas e inicialmente vai transferir cerca de 400 feirantes dos setores de polpa, maniva, raízes, artesanato e alimentação para a área do estacionamento do Ver-o-Peso, até a próxima terça-feira (28). No total, serão remanejados 1.100 trabalhadores.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que já começou a organizar o remanejamento próximo à praça do Relógio, em frente aos casarões históricos, na Doca do Ver-o-Peso, na avenida Portugal, na Cidade Velha, para atender aos trabalhadores que virão da Feira do Açaí.
Os trabalhadores durante o período de obras vão ficar em uma feira provisória, feita de tendas suspensas.
Os boxes são em média de 2 metros por 2 ou de 1,5 metros por 1,5, de acordo com o segmento que se está trabalhando.
Além disso, segundo a prefeitura está garantida a instalação elétrica, hidráulica e a acessibilidade da população, com rampa e guarda-corpo.
A revitalização está em execução pela gestão municipal com recursos garantidos pelo governo federal, por meio da Itaipu Binacional, que assegurou ainda neste mês de maio o repasse para a administração municipal de R$ 350 milhões para investimento em obras na cidade.
Desse montante, cerca de R$ 63 milhões serão para a reforma completa do Complexo do Ver-o-Peso. A reforma iniciou pela Ladeira do Castelo, na Feira do Açaí, e vai abranger também a feira tradicional, os mercados de Peixe e Carne, a Pedra do Peixe e o entorno.
Informações de G1 Pará
Comentários