O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (SP), defende transferir a sede da COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, de Belém (PA) para Porto Alegre (RS). Ele pretende levar a sugestão para os demais líderes partidários na Casa.
A mudança, diz Manente, seria uma forma de chamar a atenção para as consequências práticas das mudanças climáticas. A capital gaúcha e grande parte do estado vivem uma enchente histórica provocada por chuvas muito acima do normal.
Além disso, afirma o parlamentar, a realização do evento climático da ONU em Porto Alegre ajudaria na reconstrução da cidade.
“Porto Alegre como palco da COP30 seria uma vitrine para o mundo testemunhar os impactos concretos e devastadores do aquecimento global. Precisamos mostrar como as adversidades climáticas estão remodelando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar este desafio global”, diz o deputado.
Como mostrou a Folha, integrantes do governo Lula discutem reservadamente há alguns meses a mudança de sede da COP 30, em razão da preocupação com a falta de estrutura, sobretudo hoteleira, da capital paraense para recepcionar a conferência.
Comentários