Na primeira pesquisa oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no município de Belém, a disputa eleitoral mostra o eleitor belenense recuado em relação ao cenário posto dos pré-candidatos ao cargo de prefeito da capital. O pré-candidato do MDB, deputado estadual Zeca Pirão lidera a primeira pesquisa com 17,8% das intenções de voto. O deputado federal Eder Mauro (PL) vem em segundo lugar com 13,7%. Edmilson Rodrigues (PSOL) que busca a reeleição aparece com 7,5%.
A Pesquisa DOXA está registrada no TRE sob o nº PA-06026/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95%dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O Instituto Doxa realizou a pesquisa entre os dias 20 a 24 de janeiro de 2024 com uma amostra de 1.000 entrevistas.
ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA CORRIDA ELEITORAL
Na questão espontânea em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos a prefeito, o índice de votos flutuantes alcança o patamar de 87,1%. Na lembrança imediata, o deputado estadual Zeca Pirão aparece em primeiro lugar com 3,7%. Em segundo vem o deputado federal Éder Mauro com 2,2%. Edmilson vem em seguida com 2,1%. Depois vem Everaldo Eguchi (PRD) com 1,4%; Igor Normando (sem partido) com 1,0%; Thiago Araújo (Federação Cidadania23/PSDB) com 0,9%; Italo Abati (Novo) com 0,6%; Hana Ghassan (sem partido) com 0,3%; Beto Faro(PT) com 0,2%; Úrsula Vidal (MDB), Jeferson Lima (sem partido), Jader Filho(MDB) e Bob Flay (PTB) aparecem cada um com 0,1%.
ESTIMULADA: ZECA PIRÃO SAI NA FRENTE
Quando se estimula os nomes dos pré-candidatos, o percentual de votos flutuantes ainda permanece alto, chegando a 39,3%. Desponta em primeiro lugar o deputado estadual Zeca Pirão com 17,8%. O delegado e deputado federal Éder Mauro é o segundo colocado, aparecendo com índice de 13,7%. O terceiro lugar é ocupado por Edmilson Rodrigues com 7,5%. Eguchi vem logo em seguida com 6,5%. Igor Normando é o sexto colocado com 5,8%. O deputado estadual Thiago Araújo vem com 4,1%. O senador Beto Faro aparece em sétimo lugar com 3,0%. O professor Italo Abati é o oitavo colocado, ficando com o percentual de 2,4% de intenções de voto.
REJEIÇÃO: EDMILSON É O MAIS REJEITADO
Em se tratando de rejeição eleitoral, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 62,0% de eleitores que não votariam mais nele. O deputado federal Éder Mauro aparece com rejeição de 7,4%. Zeca Pirão ficou com uma rejeição de 2,1%. Depois vem Eguchi com 1,7%; Thiago Araújo, 0,6%. Italo e Igor Normando são rejeitados por 0,4% cada.
AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO EDMILSON
Ao avaliar do ponto de vista conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), 78,6% dos eleitores de Belém avaliam negativamente o governo de Edmilson. A avaliação positiva (excelente e bom) chega a apenas 6,4%. O Regular é de 13,1%.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON
Quanto se trata da aprovação ou desaprovação da forma que Edmilson governa, a desaprovação chega ao patamar de 84,5%. Já a aprovação foi de 11,3%. Outros 4,2% não se manifestaram.
SÉRIE HISTÓRICA DA APROVAÇÃO DE EDMILSON
Quando olhamos a série histórica das pesquisas da DOXA, observa-se uma queda acentuada na aprovação da forma como Edmilson governa Belém. O melhor índice de Edmilson foi no mês de março de 2023. De maio a agosto houve um certo equilíbrio na avaliação tendo uma média de 23%. A partir de agosto houve queda; em novembro oscilou para cima, mas no mês de dezembro caiu para 17%. Agora a queda foi maior, chegando a apenas 11,5%
SÉRIE HISTÓRICA DA DESAPROVAÇÃO DE EDMILSON
Quando se trata da série histórica da desaprovação da forma como Edmilson vem governando Belém, as pesquisas mostram crescimentos de desaprovação, chegando agora no primeiro mês do ano das eleições com o maior percentual de desaprovação, 84,5%.
Info/Estado do Pará Online
Comentários