Depois de um longo processo, a licitação para coleta de lixo e limpeza urbana realizada pela Prefeitura de Belém deve chegar ao fim, promete Edmilson Rodrigues. O prazo para recursos que iria até o último dia 29 de dezembro, foi estendido para mais alguns dias, devido às festas de fim de ano, segundo a prefeitura.
A concessão será feita através de PPP (Parceria Público-Privada) com o consórcio de empresas. A autorização para a licitação foi assinada pelo prefeito Edmilson em junho deste ano.
Segundo Edmilson, assim que formalizado o contrato, a Prefeitura fará o anúncio de uma força-tarefa para limpeza cidade. Uma das principais novidades da nova gestão da limpeza pública de Belém será a implantação de 19 ecopontos para a coleta de entulhos. Os ecopontos serão instalados nos diversos Distritos de Belém.
Em entrevista, o prefeito Edmilson Rodrigues reconheceu a limpeza urbana como um dos principais desafios e enfatizou a importância da conclusão da licitação para uma revolução na política municipal e metropolitana de limpeza urbana.
“Isso significa ampliar de 2% para 20% em dois anos a coleta seletiva e, portanto, a reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, a implantação de 19 ecopontos permitirá a coleta de entulhos de forma cooperativa, gerando emprego e renda. Essas iniciativas contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade de vida em Belém e para a preservação do ambiente.
Estamos comprometidos em implementar lixeiras modernas nas praças, contêineres novos e equipamentos avançados, como caçambas extremamente modernas, que reduzirão o impacto na saúde dos trabalhadores de limpeza, além de possibilitar o descarte de resíduos sólidos utilizando técnicas modernas e ambientalmente sustentáveis. Isso criará as condições para que Belém se destaque como referência metropolitana na gestão urbana e tratamento de resíduos”, afirmou Edmilson.
Assista:
Comentários