Para abastecer os caixas eletrônicos, Afuá, conhecida como ‘Veneza Marajoara’ — a cidade das bicicletas, usa uma espécie de ‘bike-forte’. A adaptação do carro-forte tem viralizado na internet, depois que o criador de conteúdo Rômulo Dias publicou um vídeo mostrando o veículo, na segunda-feira (12).
Desde abril de 1990, a circulação de veículos automotores, como carros e motos, é proibida na cidade. Por isso, ao longo dos anos, moradores adaptaram as bicicletas nas mais variadas versões para suprir todas as necessidades.
Afuá tem 133 anos e faz parte arquipélago paraense do Marajó. Distante 320 km de Belém, o município contabiliza 37.765 habitantes, segundo o Censo de 2022. O acesso à localidade, próxima à foz do rio Amazonas e construída em grande parte sob palafitas, é feito por barco ou táxi aéreo.
“Não temos veículos motorizados. Nosso único meio de transporte são bicicletas, triciclos ou ‘bicitáxis’. O dinheiro chega até o município de avião (a cidade tem uma pista de pouso e decolagem). Em seguida, ele é transportado até o banco de bicicleta ou de triciclo, acompanhado da equipe de segurança da transportadora e da Polícia Militar (PM)”, detalhou a prefeitura por meio da assessoria.
Entre as “engenhocas” está o ‘bicitáxi’, que pode ser sobre duas rodas ou três – mas ela não foi criada apenas para transportar passageiros. Os serviços dos condutores são alugados para levar objetos também, como é o caso flagrado por Rômulo.
“Naquele momento já estavam voltando do banco [cena do vídeo]. [O homem de vermelho] é pago para fazer esse transporte. Eles [empresa de transporte do dinheiro] pagam o transporte na chegada e quem tiver disponível a fazer o serviço no momento vai”, explicou a prefeitura.
Segundo a gestão, os abastecimentos dos caixas nas duas agências bancárias de Afuá ocorrem de duas a três vezes ao mês e são acompanhadas por militares para dar apoio à pequena equipe de segurança privada que vem de Belém.
Assista:
Comentários