O economista Javier Milei vence o segundo turno das eleições e se torna o novo presidente da Argentina em disputa não tão acirrada.
Com uma inflação de quase 140%, reservas do Banco Central em níveis mínimos e uma moeda cada vez mais desvalorizada, Sergio Massa sucumbiu ao desejo de mudança dos argentinos que compraram as propostas e a esperança simbolizadas em Javier Milei.
Hoje, 43% dos argentinos vivem na pobreza. O salário mínimo de 112.000,00 pesos (785,00 BRL) mal dá para sustentar uma família com crianças, e a inflação atingiu 110% ao ano. Quase não é possível mais pagar aluguel em moeda local, e as contas de energia elétrica, gás, água, telefone e internet ficam cada vez mais. Desde maio de 2023, o custo de um plano de celular para quatro pessoas, por exemplo, aumentou de 18.000,00 para 26.000,00 pesos.
Javier Gerardo Milei (Buenos Aires, 22 de outubro de 1970) é um economista, político, professor, escritor e deputado argentino, líder da coalizão política La Libertad Avanza.
Apesar dos resultados oficiais ainda não terem sido divulgados, Sergio Massa reconheceu a derrota e disse que já parabenizou o adversário pela vitória por telefone.
Comentários