As Forças de Defesa de Israel realizaram um ataque durante a madrugada desta quinta-feira (16) na residência de Ismail Haniyeh, líder do Hamas.
O bombardeio foi conduzido por caças israelenses, alegando que a casa servia como ponto de reunião para líderes do grupo, envolvidos em ataques contra civis israelenses e tropas. Haniyeh lidera o Hamas desde 2017, embora resida em Doha, no Catar, há três anos.
O grupo possui um órgão deliberativo com 15 membros, responsável por eleger o líder máximo. Quando Haniyeh assumiu, era visto como um político pragmático, buscando suavizar a imagem do Hamas.
No entanto, em outubro deste ano, durante os ataques do Hamas contra Israel, Haniyeh mencionou o bloqueio das fronteiras de Gaza e a normalização das relações de Israel com os países árabes como motivos para a ofensiva.
Além do ataque à residência de Haniyeh, as Forças de Defesa de Israel localizaram um esconderijo de armas das forças navais do Hamas e bombardearam outros alvos do grupo na Faixa de Gaza. Durante a operação, explosivos, mísseis, equipamentos de comunicação e documentos de inteligência foram encontrados pelas tropas.
Confira o momento do ataque:
Comentários